o Carnavalesco !

o Carnavalesco !

Cineclubistas participam de oficina do Cine Mais Cultura

Representantes de outras regiões do Estado já foram capacitados na semana de 07 a 11 de novembro. A partir de janeiro de 2012, 43 entidades capacitadas vão receber os kits audiovisuais do MinC.

foto: Tiago MontenegroCosta Neto

Descrição da imagem

Cineclubistas do Agreste e Sertão de Pernambuco participam de capacitação de Mais Cultura.

Até a próxima sexta-feira, 25 de novembro, 44 cineclubistas de 16 municípios do Agreste e Sertão pernambucanos seguem reunidos na cidade de Moreno, onde participam da 2º Oficina de Capacitação do Cine Mais Cultura. Uma iniciativa da Fundarpe em parceria com o Ministério da Cultura, o Conselho Nacional de Cineclubes e a Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

Articulados em ONGs, associações comunitárias ou grupos culturais, os participantes foram contemplados em edital lançado pela Fundarpe e, após o período de capacitação, estarão aptos a receber os kits audiovisuais fornecidos pelo MinC. “Foi uma grande alegria termos sido selecionados, agora tem muito trabalho pela frente”, resume Renato Magalhães, da Associação Cultural Pedra do Reino, de São José do Belmonte.

Presente à mesa de abertura da Oficina, o coordenador geral do Programa Mais Cultura em Pernambuco, Alexandre Miranda, destacou o importante papel que os cineclubes exercem na promoção do acesso ao audiovisual e no incentivo ao pensamento crítico do público: “Não é apenas entretenimento, mas também uma possibilidade de revolucionar o cotidiano de uma cidade e construir novas relações sociais e visões de mundo”.

Representando a Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Beto Azoubel saudou os participantes neste “começo de uma longa jornada pela difusão do audiovisual” e comemorou o bom relacionamento entre as esferas governamentais e a sociedade civil que “permitem avanços concretos na política cultural”. Parceria também comemorada por Gê Carvalho, presidente da FEPEC, entidade responsável pelo curso: “A parceria com a sociedade civil fortalece as ações de governo e, neste caso, é fundamental para que possamos crescer como rede a partir de momentos de formação coletiva”.

Ainda saudando os participantes, a coordenadora do Cine Mais Cultura no Estado, Juliana Pinheiro, reforçou que “este é apenas o início de um trabalho que será intenso para o cineclubismo pernambucano” e que tem como objetivo não apenas capacitar cineclubistas, mas, principalmente, formar parceiros multiplicadores.

fonte:
http://www.fundarpe.pe.gov.br/cineclubistas-do-agreste-e-sertao-participam-de-oficina-do-cine-mais-cultura

Clovis Ferreira e Miguel Angelo
participaram da 1ª Oficina de Capacitação do Cine Mais Cultura. Uma iniciativa da Fundarpe em parceria com o Ministério da Cultura, o Conselho Nacional de Cineclubes e a Federação Pernambucana de Cineclube, representando o GREMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA PRETO VELHO

CINE MAIS CULTURA GRES PRETO VELHO

Aconteceu onten, a divulgação os 46 novos projetos contemplados no Edital estadual do CINE MAIS CULTURA, realizado pela FUNDAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO E ARTISTICO DE PERNAMBUCO (FUNDARPE), em parceria com o Ministerio da Cultura (MINC) os novos cines, atuarão em nove das 12 regioes de desenvolvimento do Estado.



E nós da Diretoria do Gremio Recreativo Escola de Samba Preto Velho, que em 2011 iremos concorrer no Grupo ESPECIAL, estamos felizes por mais uma conquista.



Paulo Lima